quarta-feira, 25 de abril de 2007

FAROESTE-ESPAGUETE

A história do Velho Oeste norte-americano foi retratada no cinema mostrando sempre muito heroísmo e bravura, obviamente com filmes feitos pelos próprios americanos, contando sua história da maneira que lhes convém melhor. Seus mocinhos, confederados e caçadores de recompensa eram homens rudes e dispostos a tudo por dinheiro ou honra,e como se sabe, a conquista do Oeste foi muito manchada de sangue.
No fim dos anos 60, os italianos criaram seu próprio estilo de faroeste. Apelidado de"western-spaguetti", o gênero criou ídolos ao redor do mundo. Sem os típicos heróis americanos, eram faroestes mais sombrios, cheios de anti-heróis e menos comprometidos com a cultura americana, mas eram ao mesmo tempo descaradamente americanizados.
Algumas características cinematográficas também eram comuns a esses filmes. A utilização de dois tipos de câmeras, a Technicolor para cenas próximas e com grandes closes, e a Techniscope para cenas de longe e de paisagem , com grandes visuais dos desertos. A maioria dos atores eram dublados, pois eram em sua maioria italianos,espanhóis, etc. Só os americanos falavam no original. A trilha sonora era um fator importantíssimo também, com trilhas sombrias, e às vezes até épicas, utilizando diversos instrumentos com até a guitarra e inspiradas em música clássica, música de igreja, e também músicas folclóricas, comespecial destaque nessa área para Ennio Morricone , que assinou a trilha de 80% dos filmes de faroeste italianos, e quando não era ele era um de seus seguidores. As equipes técnicas dos filmes, e os roteiristas, costumeiramente trabalhavam em vários filmes, e muitos atores e diretores inventavam nomes americanos , e apareciam creditados diferentemente em vários filmes.
Tudo começou na verdade com dois filmes, que saíram quase ao mesmo tempo em 1965: "Por um punhado de dólares" (For a fistful of dollars/Per um pugno di dollari) e "Django". O filme "Por um punhado...", de Sergio Leone, é considerado por muitos hoje o marco do gênero, e foi também o filme onde foi revelado o talento de Clint Eastwood. Conta a história de um Pistoleiro sem nome, e rápido no gatilho, no primeiro de uma trilogia de filmes com o mesmo personagem, chegando numa cidade dividida entre duas gangues, colocando uma pra brigar com a outra até que se vinga de todos no final. Os outros são "Por uns dólares a mais" (For a few dollars more/Per qualche dollaro in piú
) e "O bom, o mau e o feio" (Três homens em conflito/The good, the bad and the ugly/Il buono, il bruto e il cativo), este considerado por muitos o melhor filme do gênero.
Já em Django, que saiu no fim do mesmo ano, faz parte de outra trilogia de outro diretor, Sergio Corbucci, esta com outro astro: Franco Nero. O Pistoleiro negro que volta da quase morte para se vingar, arrastando um caixão pelo deserto com uma surpresinha para seus inimigos: uma puta metranca!
Outros filmes foram marcantes no gênero, com destaque para os atores Lee van Cleef (vilão e herói de vários filmes, como O Bom,... e Sabata), Charles Bronson (Era uma vez no Oeste), Tomas Millian e Klaus Kinski. E merecem destaque os já citados Sergio Leone e o Corbucci, Giulio Petroni (A morte anda a cavalo)e Ferdinando Baldi. E também merecem lembrança os roteiristas Fulvio Morsella, Luciano Vincenzoni, Dario Argento e Bernardo Bertolucci, além dos próprios diretores.

Segue aqui uma lista com alguns dos clássicos e essenciais filmes do gênero:

-Por um punhado de dólares;
-Por uns dólares a mais;
-Três homens em conflito ( O bom, o mau e o feio );
-Quando explode a vingança;
-Era uma vez no Oeste;
-Meu nome é ninguém;
-A morte anda a cavalo;
-Django;
-Os violentos vão para o inferno;
-Companheiros!;
-Keoma;
-Viva Django!;
-Django, o bastardo;
-Sabata;
-Sabata, adeus;
-E Deus disse a Caim...;
-a série de filmes Trinity;
-os outros filmes toscos de Django;

Depois eu posto mais uns filmes por aí...




Um comentário:

juciê disse...

gostei de verificar que existe comunidade preocupada com o gênero em destaque,mas é preciso divulgar mais. Já observou que ele está esquecido pela massa e pelo cinema?